Pages

Subscribe:

Anuncio

sábado, 20 de agosto de 2011

Caminhe na direção de seu tikun !

Caminhe na direção de seu tikun

Caminhe na direção de seu tikun



O que é 'tikun'? É a palavra com a qual os astrólogos cabalistas definem o destino, o carma. Nós não aparecemos no mundo por acaso. Cada um de nós tem uma missão, uma função determinada neste aparente caos que é o nosso universo. Quando chegamos a este planeta, não aparecemos através de um processo randômico de seleção: nós encarnamos por alguma razão. Que razão é essa, perguntará você? A razão de cumprirmos um projeto maior: o projeto de Deus. Por essa razão precisamos evoluir através das inúmeras reencarnações para permitir que o espírito volte à casa do Pai.

A Astrologia procura desvendar a razão de nossa presença na Terra analisando o momento cósmico desta aparição e o faz elaborando um mapa natal individual. Ou seja: o seu mapa de nascimento é a chave e o relógio de seu destino. Ao interpretá-lo, o astrólogo consegue obter respostas sobre a busca individual de cada um. A diferença entre a Astrologia tradicional e a cabalística é que a primeira é mais determinista e a segunda nos indica de que forma podemos agir em busca de nosso aprendizado espiritual. Para o cabalista, o mais importante é 'restaurar a Luz', ou seja, remover os obstáculos que impedem nosso espírito de evoluir. Com este conhecimento teremos mais acesso ao nosso livre-arbítrio sempre dentro do padrão único determinado pelo nosso mapa. Lembremos, portanto, que não somos reféns de nosso mapa astral, que não somos reféns de nosso destino. As estrelas indicam o caminho, mas não nos obrigam a percorrê-lo. Somente percorrendo o caminho é que evoluiremos e o astrólogo cabalista acredita que é justamente onde temos mais obstáculos a superar, onde empacamos ou paramos, é que se encontra nosso tikun.

O tikun corresponde à posição dos Nós Lunares. Os Nós Lunares, chamados também de Nódulos Lunares, são dois pontos de intersecção entre a órbita da Lua e o Equador Celeste. O Nó Ascendente, ou Cabeça do Dragão, é tido como benéfico e tem a natureza jupiteriana. Ele representa o desafio que teremos que enfrentar nesta encarnação. O Nó Descendente, ou Nó Sul ou Cauda do Dragão, é considerado maléfico e tem a natureza de Saturno. Os dois Nós se movimentam de forma retrograda. O Nodo Norte -sua posição no mapa-, indica uma bagagem que trazemos de encarnações passadas e o Nodo Sul indica em que direção precisamos ir para evoluir de forma espiritual.

Quando analisamos o mapa de uma pessoa sob a ótica cabalísticas, procuramos interpretar a posição dos Nós Lunares, pois eles nos darão a indicação do destino, do caminho a seguir. Certamente que não interpretaremos somente estes pontos do mapa, visto que a astrologia tem uma abrangência maior e todos os aspectos planetários são importantes para se obter um retrato completo das características pessoais. Por exemplo, no meu mapa natal os Nós lunares se encontram respectivamente nos signos de Aquário e de Leão. Neste signos também tenho por acaso as Casas 1 e 7. Se o meu Nó Norte está em Leão, quer dizer que em outra encarnação eu agi como leonina e fui uma líder, mas posso ter impedido o meu desenvolvimento espiritual com atitudes arrogantes e autoritárias. Nesta encarnação tenho o Nó Sul em Aquário, indicando que precisarei desenvolver todas as qualidades dos aquarianos, vivendo relacionamentos mais equilibrados, respeitando a opinião e a liberdade alheia e vivendo sem preconceitos. O eixo, Leão/Aquário é um dos mais orgulhosos do zodíaco: o eixo do Eu Sou/Eu Sei. Se o Leão/Eu Sou se comporta de forma autoritária, tornando-se um déspota numa encarnação, precisará corrigir este comportamento na próxima encarnação se comportando de forma generosa e respeitando a liberdade alheia. Por outro lado, se numa encarnação o Aquariano/Eu Sei se preocupou mais com o bem-estar dos outros em detrimento de seu próprio, na atual ele precisará pensar mais em seu poder de liderança, compartilhando seu conhecimento e usando sua capacidade intelectual para ajudar a evolução de seus semelhantes. Leão/egoísmo versus Aquário/doação. Esse seria o meu tikun.

A profunda compreensão da qualidade de nosso tikun pode nos ajudar a agir em nosso favor, promovendo ações que nos levarão ao equilíbrio necessário para receber a Luz. Tikun significa correção, reparação. Mas, o que precisamos reparar? O nosso espírito. Trazemos uma bagagem de outra encarnação, uma bagagem com todas as situações que significaram obstáculos e dificuldade ou situações esquecidas, não trabalhadas, não resolvidas. Cada vez que falhamos em resistir ao nosso comportamento reativo (ou lunar), teremos que corrigi-lo no futuro. Nesta ou em outra encarnação. Este é o conceito de tikun. O conceito de correção de caminho.

Podemos ter correção com dinheiro, com carreira, com saúde, com amigos ou com família. Então, qual é seu tikun? Onde você está tendo mais dificuldade! Este é o seu tikun. E você pode corrigi-lo mudando seu comportamento, fazendo as necessárias mudanças de percurso. Mude seus padrões negativos e utilize suas bagagens positivas e então poderá receber a Luz nestas áreas e as resolverá.

Os cabalistas dizem que todas as pessoas que incomodam você e que lhe causam desconforto fazem parte de seu tikun. Elas são necessárias ao seu tikun, por isso não se aborreça com elas, mas pense positivamente, pois elas estão justamente lá onde precisam estar. Pense nisso.

Por essa razão posso afirmar que as estrelas não obrigam e não determinam nosso destino, mas indicam qual é o caminho que temos a seguir para receber a Luz e continuar evoluindo. Sei é que o caminho é árduo e que em certos momentos pensamos até em desistir de seguir adiante. Porém, não devemos nos queixar de nossa infância, de nossos pais, das condições sociais, etc. etc.. Essas situações são deste jeito exatamente para nos ajudar, por mais incrível que possa parecer! Tudo está em Divina Ordem!

Para conhecer seu tikun, ou seja, para conhecer melhor qual é sua missão na vida, tenha em mãos o seu mapa astrológico natal e cabalístico. Somente com este autoconhecimento você poderá fazer as correções necessárias e fará crescer sua arvore mais forte e firme. Então, caminhe na direção de seu tikun: cumpra seu destino de forma consciente!

Um comentário: